Este é um cantinho onde a fantasia faz parelha com a realidade. Viajo encantada com as frases com as quais brinco. São frases românticas e não românticas saídas do cadinho do meu coração, com a simplicidade da vida que levo voltada para o amor e para o bem, na luta contra o mal.
"Acorda, João Que eu também quero ser Batizado nas águas do Rio Jordão Êta menino sapeca capeta Dispara espoleta Êta menino ladino porreta danado divino Acorda, São João, e faz o menino levado Saltar de dentro da velha E do velho enferrujado Mas não faz muita zuada João dorme seu sono em paz E se acorda assustado Nem sei do que é capaz Sei não, incendeia o mundo E até o meu coração Sapeca mandureba na fogueira E acabou-se a brincadeira Acorda, João Que eu também quero ser Batizado nas águas do Rio Jordão"
Salve Junho! Salve quadra junina! somos do mesmo mês eu e você. Torcemos pelos mesmos santos: Antônio, João, Pedro, São Marçal e outros. Por isso nos curtimos e nos amamos tanto! Mas sofremos todos juntos pelas festas de quintal, das mudanças ocorridas: fogueiras, bandeiras enfeitavam, alegrando nossas vidas e com os quais se ornavam os terreiros e salões foram todos descartados e hoje não se vê mais. Mudança de hábito devido progresso? Reorganização social? Ou a causa é a violência? Os fogos que tanto a nós perturbava, retirando-nos o sono, hoje sentimos falta, assim como os estalinhos nas mãos das criancinhas, as adivinhações e banhos... todos desapareceram. Acabaram-se as coletas dos vizinhos mais chegados para deliciar-se com bolo, canjica mingau e aluá do passado, também as conversas de causos... Mas a vida roda, roda e nós com ela rodamos que nem gira o carrossel até que um dia possamos com os santos, juntos galgarmos todos os Céus. E lá quem sabe de novo teremos enfeites, fogos, comidas, folguedos, até levarmos as fogueiras, tudo em nosso coração e reencontrar ex-vizinhos, um dia lá em Oração. Aut.: Sônia Lúcia Obs.: Todos os direitos reservados Imagem do Google
Essa é mais uma homenagem à quadra junina. E aqui também um pouco do que penso e ainda, do que sou: Não foi por acaso que cheguei a esse mundo quando todos se preparavam para a época mais "bunita" do ano, por ser de muita "nimação'! "arre égua meu fio" como diriam os matutos!
Uma das melhores fases da minha vida até então, foi quando dos meus 14, 15 anos e até mais um pouquinho... aprendi a mexer as pernas e brinquei! Dancei! Aproveitei! Iniciando pelo forró. Mas dentro de uma disciplina controlada e gostosa. Sem arrependimento algum por deixar de fazer o tão e quanto necessário: estudar muito e sempre! Sem os exageros, loucuras e tolices existentes entre os moços de hoje!
E eu não poderia deixar de comemorar neste meu blog (que tanto amo), desejando-me mais um FELIZ ANIVERSÁRIO, já que está próximo e rapidamente chega esse dia.
Uma velinha a mais no bolo que hoje já nem degusto mais porque a vida, para me preservar a saúde, tirou-me esse prazer material, as comidas típicas também... nem pensar! Pois já não compensa deliciar-me, empanturrando goela a baixo algumas dessas "delícias" que vêm destruir mais rapidamente um corpo que perde o seu viço e tem prazo de validade...
Mas sou feliz com o que hoje a vida me permite ainda ter... E são tantas coisas!... Pois parto da premissa de que, apesar de não ter tudo o que quero, quero muito bem o que tenho. E Graças ao meu Criador, são tantas coisas!!! Afinal, o que passou, passou! O que tive ontem , já tive! E o que hoje não tenho mais ou ainda não tive, é porque a hora já passou ou ainda vai chegar. Lamentar, pra que? Festejar, sim, pois estar viva: respirando livremente, andando, falando e pensando racionalmente é o que mais posso desejar ter hoje! É o melhor presente de Deus!
Com o passar dos anos, a vida terrena nos tira muitas coisas, mas nos dá outras; muitas delas, até mais interessantes e, por que não dizer, necessárias para a nossa evolução, como a sabedoria e a conscientização, por exemplo, mais presentes em nós...
Sabe, as velinhas de cera sobre o bolo de aniversário quando apagadas? Deus tende a reacender lá no Alto! Pois quando nos fazemos merecer, elas sobem em forma de Luz nas estrelas, e irá iluminar um lindo caminho que um dia precisarei galgar, encontrando um Bolo enorme e diferente, que degustarei junto àqueles que um dia aqui me amaram e aqueles que aqui amei e continuo amando! (Sônia Lúcia)
OlhaEUaqui muito feliz em uma festa junina... Ora diacho!!!
A autora todos os direitos reservados. as Obs.: Compartilhamento do vídeo: "ARRAIAL JUNINO"(Youtube) apenas para ilustração.
Numa noite brilhante de luar no Céu azul há uma festa é dia de São João. Todos bailam e com as estrelas sorriem. Os planetas exibem suas caudas longas. Há mais alegria e beleza do que em todas as outras do ano inteirinho, por ser a noite de João dos Carneirinhos. Estou aqui tentando o encontro de olhos a se verem na vida presente para seguir um novo porvir num futuro não incerto de um amor não confuso querendo ter-me por perto. Ah... Um novo amor! Construção de novos sonhos e caminhos repletos de muita sinceridade. Aquele que é pra valer! trazendo mudança de hábito e buscando bem querer. Vivência de um novo e diferente amor cheio de más intensões que não finge o que não é não inquieta corações nem machuca uma mulher. Nesta noite muito linda de João dos Carneirinhos ... conto com ele e São Pedro para a mim proteger busca no Reino de tuas estrelas de muito e total valor ajudem o Santo Antônio a trazer-me um novo amor. Sônia Lúcia Obs.: Todos os direitos reservados à autora; Imagem apenas para efeito ilustrativo no blog.
QUADRA JUNINA apresenta: -MÚSICAS E NOVENAS Homenageando os SANTOS do mês de JUNHO. São eles: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal a começar dia 13 em diferentes dias até o final de junho. Na música, temos principalmente: o forró, o xote, o carimbó e o Siriá no Norte e Nordeste do país e outros ritmos, conforme a cidade brasileira. -DANÇAS E FOLGUEDOS que vêm animar as festas nos salões quando tradicionalmente acontecia nas ruas ou nos grandes quintais das casas, especialmente suburbanas. Como exemplos: quadrilhas, danças típicas, bois bumbá, pássaros,etc -SIMPATIAS, SORTES E ADIVINHAÇÕES " Nesse período as adivinhações e simpatias são vivenciadas fortemente pelas jovens que querem ver seus sonhos realizados." "O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:
"Confessei-me a Santo Antônio, confessei que estava amando. Ele deu-me por penitência que fosse continuando."
Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada de a simpatia funcionar..." (Pesquisa) -FOGOS DE ARTIFÍCIOS, FOGUEIRAS E BALÕES FOGUEIRAS E BALÕES Atualmente extintos; por isso, quase inexistentes devido os acidentes que causaram. São os vilões desse mês tão festivo. Isto porque as festas juninas trazem alguns costumes que podem ser perigosos para a sociedade.
- ADORNOS JUNINOS
Para ambientes, não só de festas, mas também comerciais, de escolas e ruas... São: balões, bandeirinhas coloridas,etc
Como enfeites para vestimenta, usa-se: tecido de chita, quadriculado, floridos, rendados, enfeitados de bandeirinhas, etc; chapéus de matuto, flores no cabelo e tiaras; tamancos ou sapatilhas adornadas e também pinturas diversas no rosto. Etc
Convém referir que a criatividade humana é bastante exercitada no período junino, sobretudo entre integrantes de quadrilhas, boi bumbá entre outros.
Estamos nos despedindo de um mês bastante festejado por todas as pessoas, uma vez que tem como foco principal a mulher como precursora da vida de todo o ser. A mãe, como significado do princípio de tudo e de toda a criação animal e por que não dizer também do vegetal?
Até o próximo ano MAIO! Obrigada por ter contribuído em mais um ano de nossas vidas!
E aí vem garbosamente JUNHO! com toda a sua graça e sua alegria! São folguedos pra lá de animados! São comidas pra lá de gostosas! Só nos resta então, FESTEJAR!