sexta-feira, 11 de março de 2016

AO LONGO DA EXISTÊNCIA...

  •   Nos tempos atuais vivemos grandes façanhas da tecnologia. São ideais e sonhos fantásticos passados, se transformando hoje em realidade, o que faz com que as distâncias entre os povos se tornem cada vez menores. Em contrapartida, traz consequências danosas para a comunicação de contato, ou seja, a mesma tecnologia que nos mantém unidos, nos afasta, isolando-nos e tornando-nos cada vez mais insensíveis uns com os outros. Porém, ela nos aproxima da comunicação à distância,  permitindo-nos que fiquemos cientes das simples e grandes descobertas científicas e de noticiários de qualquer repercussão, ocorridos em todo o Planeta. Tais informações , entre tantas outras, incluem direitos e deveres, possibilitando-nos,  assim,  o acesso a um crescimento saudável, digno e desafiador, através de Leis que nos são asseguradas em todas as Etapas Cronológicas do Desenvolvimento Humano, iniciados na vida intrauterina e que vão até o envelhecimento,  conforme nos asseguram  Estatutos criados para o amparo do indivíduo em todo seu percurso de vida na Terra.
  •   Necessário se faz, porém, que tenhamos aceitação desde muito cedo a essas etapas do desenvolvimento humano  e, tiremos proveito de toda a abundância de recursos  que nos foi provida pela Mãe  Natureza,  acreditando na existência de cada uma, vivendo-as com bom senso, equilíbrio, adequação e consciência do nosso lugar no mundo, como autores que somos de nossa própria história e nosso papel nesse contexto. Acreditando também que muito embora os anos passem, a velhice corporal não atinge o espírito, quando buscamos viver a luz da espiritualidade, sem nos atermos ao materialismo exclusivamente. Possuímos, portanto, uma somatória infinita de valores, ou seja, tesouros que basicamente se compõem do AMOR, da AMIZADE, do CONHECIMENTO, do RACIOCÍNIO, de IDEAIS, de PROJETOS, de NUTRIÇÃO e de tantos e tantos outros.
  •   Falemos inicialmente do AMOR: sem dúvida alguma, fomos feitos com toda Sabedoria Divina e dentro de cada um de nós há uma centelha  deste Amor que se caracteriza por ser o sentimento mais presente nas pessoas da “terceira idade”.
  •  A AMIZADE atrelada ao amor é a base do relacionamento humano e é fortificada durante o crescimento e a evolução de cada ser. Observamos comumente a relação de amizade ampliada entre idosos.
  •   O CONHECIMENTO   é a busca humana  pela sua evolução em todos os aspectos e é incessante  desde os primeiros momentos de vida, sendo fortalecido no seu decorrer. É comum acreditarmos na experiência dos mais velhos e até confiarmos na sapiência de alguns.
  •   NO RACIOCÍNIO está o treinamento frequente e diário,diante  das decisões a tomar, que se processa também ao longo de nossa  trajetória, ao que chamamos de “experiência”, na terceira etapa  da vida, por  “tirarmos de letra” muitas das situações-problemas  existenciais, tal é a sua constante presença ao longo da vida. Esse saldo, porém, será positivo ou negativo e dependerá, principalmente, do  plantio efetuado na juventude, ou da história  de vida que tivemos.
  •   Nossos PROJETOS constituem-se basicamente da   soma dos ideais, ou sonhos construídos ao longo do período terreno. Por serem  inerentes   à espécie humana, eles estão presentes em todos os indivíduos  e é indispensável  à evolução. Não somente à individual, mas para toda sociedade planetária. Entende-se serem de grande valia para a saúde do idoso que consegue festejar algum dos seus projetos alcançados.
  •   A NUTRIÇÃO é a base da sustentação orgânica e requer que ao longo de nossa vida, tenhamos vivido e  nos alimentado com adequação e equilíbrio geral, vencendo os excessos, sempre atentos às nossas limitações e nos respeitando como  filhos que somos do Universo para gozarmos de relativa saúde, o maior desafio na etapa da velhice.
  •  Tudo dependerá do nosso plantio para conseguirmos colher no futuro um envelhecer saudável. E esse plantio é opcional e extenso. Durante todas as fases de nossa existência no Plano Terrestre, temos oportunidades incontáveis de retirar as ervas daninhas, fazendo  manutenção e  replantio constante nos canteiros de nossos jardins, portanto não devemos desprezar as grandiosas ocasiões que a Mãe Natureza nos propicia, o que, por certo, levará a “terceira idade” a tornar-se o crepúsculo ou o alvorecer de cada indivíduo, conforme a opção definida durante anos a fio, desde os nossos primórdios.

                                                       Aut.: Sônia Lúcia

OBS.:A autora,todos os direitos reservados.

   REFLEXÕES: 
      "Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma." (Albert Schweitzer)
     "O Conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe pois a sabedoria. Armazena a suavidade para o amanhã." (Leonardo da Vinci)

            Imagem: do Google                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário