segunda-feira, 2 de novembro de 2015

DIA DOS MORTOS (02 DE NOVEMBRO)


   Há um dia dedicado ao passado de toda a humanidade que não se encontra mais entre os vivos: o dia de Finados ou dia dos Mortos. É possível que nenhuma religião acredite na morte como o fim de tudo. O fim do nosso corpo como interrupção definitiva de suas funções vitais, sim. Mas todo aquele que no dia 02 de novembro vai ao cemitério, ou que mesmo sem ir, apenas reza ou ora em casa ou numa igreja por seus entes queridos que nos antecederam a partida; que se comunica com ele de algum modo, com a mesma certeza, da imortalidade da alma. A partir desse ponto, as religiões divergem umas das outras. Para onde irá a alma que desencarnou?
   Quem sabe com certeza? Quem somos nós para entender os desígnios de Deus? Quem somos para entender, a partir de nossa ínfima existência, a grandeza infinita e eterna do Universo? Para entender  ou sequer saber quem é ou o que é Deus? A alma de cada um de nós talvez leve milhões e milhões de anos para conseguir entender os mistérios que nos rodeiam, especialmente, o mistério da vida e alcançar a glória suprema de chegar até Deus. E, afinal de contas, o que são milhões  e milhões de anos diante da eternidade? 
                                                XXX
Que todos os que partiram repousem em paz, seguindo seu longo percurso iluminado, em busca de Deus, da verdade, da honradez, da essência da alma e do sentido da vida.

                           (Texto adaptado da obra: "O Dia de cada um" - de J.R. Nascimento por Sônia Lúcia)


"SE A MORTE FOSSE A DISSOLUÇÃO TOTAL DO HOMEM, SERIA UM GRANDE LUCRO PARA OS MAUS, DEPOIS DA SUA MORTE, ESTAREM LIVRES AO MESMO TEMPO, DE SEUS CORPOS, DE SUA ALMA E DOS SEUS VÍCIOS. AQUELE QUE ORNOU SUA ALMA, NÃO DE UM ENFEITE ESTRANHO, MAS DO QUE LHE É PRÓPRIO, SÓ ESTE PODERÁ ESPERAR TRANQUILAMENTE A HORA DA SUA PARTIDA PARA O OUTRO MUNDO."
Trecho extraído de "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. (Allan Kardec) - Resumo da Doutrina de Sócrates e de Platão."
                                          ***********

                      POEMA PRA TODOS NÓS
Desculpa sempre o teu irmão
antes que chegue a hora fatal.
Dia chegará em que precisarás
dele para fechar os teus olhos
ou a se unir a outros em prece
como em um dia de Finados.

Tuas desculpas a ele
servirão de garantia
para seres perdoado
dos erros que cometestes.
Pensa no 02 de novembro
para todos nós, um dia

Esta data chegará
mesmo fora deste dia
precisamos hoje lembrar 
que um dia finado seremos
de preces precisaremos
e hoje só temos que perdoar.  
                                    Sônia Lúcia
 Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário